case_2

Falido e sem emprego

Antecedentes

José Lio (nome fictício) trabalhava numa multinacional de produtos eletrônicos, a SEMP – TOSHIBA. Entrou como estagiário e participou de um projeto interno sobre processo de fabricação, quando era implementada por uma consultoria. Conheceu o titular da Consultoria, Ary Leite e em função de conhecer todo o processo, foi efetivado e passou a supervisionar o projeto. Depois de algum tempo, ele e um “amigo do peito” saíram e montaram uma empresa de componentes eletrônicos para fornecer para a SEMP e outras empresas. Esse “amigo do peito” transformou-se em “inimigo de morte”. Brigaram, desfizeram a sociedade, teve que pagar a parte do seu amigo e faliu, “quebrou financeiramente”.

Situação

Desempregado, não conseguia arrumar outro emprego pois, sempre que tiravam sua “ficha corrida”, apontava-se suas dívidas e problemas. Baixou suas expectativas e mesmo as empresas pequenas e outras funções menores não conseguiam emprego. Teve uma idéia e procurou pelo consultor que conhecera no projeto de instalação do processo de fabricação da SEMP TOSHIBA. Ele não podia empregá-lo, pois não estava mais na produção era Diretor Comercial de uma multinacional de máquinas de costura.  Não tinha função quem pudesse encaixá-lo.

Transformação

Por fim, foi oferecido um trabalho para assessor a área comercial na implementação e otimização de uma área de promoção. Nesse momento conheceu AJ Limão, que o orientou no seu projeto e foi seu mentor na sua carreira profissional e retomada de história de vida pessoal. José Lio tinha um potencial intelectual elevado e tudo que se dedicava fazia muito bem e seu trabalho passou a dar excelente resultado para a empresa.

Meta alcançada

Foi criada uma área que passou a ser o Supervisor. Sem conhecer a área de vendas, assumiu a regional nordeste e durante dois anos consecutivos foi a campeão de vendas, superando o sul e sudeste do país. Promovido a Gerente Nacional de Vendas e com a aposentadoria do diretor, chegou a Direção Comercial.

Mega-meta

Foi Diretor Comercial e de Negócios de outras empresas e hoje tem seu próprio negócio, mora com a família numa cidade do interior, que tinha como objetivo na sua vida e desenvolve consultoria de estruturação comercial a diversas empresas.