A VISÃO DO COMPRADOR DO FUTURO

O comprador do futuro tem uma visão de longo alcance, que vais além da sua atividade de compra. Deve ter deve ter uma visão estratégica, uma postura de planejador e de ser um negociador de alto desempenho em compras.

A sua missão como comprador é a geração de lucro. A busca de resultados por meio da redução de gastos, produtividade e economias nas compras.

Miopia do comprador

Visão do Comprador: curta, média e longa.

Comprador operacional – Visão curta. Horizonte mensal.

  • Enxerga somente a requisição de Compras.
  • Faz 3 cotações e compara somente o preço.

Como vimos no artigo anterior e que foi amplamente detalhado.

 

 

Comprador tático – Visão média. Horizonte trimestral.

  • Enxerga que atende os objetivos dos clientes internos.
  • Elabora um short list, equaliza os bids e analisa a média dos resultados entre as cotações.

 

Comprador estratégico comercial – Visão longa. Horizonte anual.

  • Enxerga o resultado no balancete da empresa.
  • Faz Gestão Estratégica de Portfólio de Compras. Aplica o Strategic Sourcing, utiliza estratégias de Cost Avoidance e Cost Saving, Cost Breakdown.

 

 

Comprador estratégico organizacional – Visão ampla. Horizonte trienal.

  • Enxerga o planejamento estratégico da empresa.
  • Aplica: Sourcing Strategy, utiliza-se do Spend Analysis, Supply Market Análysis, Cleansheets, LPP – Linear Performance Price, Cross Functional e Alinhamento de Stakeholders de Compras.

 

 

Leia o próximo artigo: Visão estratégica e a gestão de portfólio de compras

 

AJ Limão Ervilha
Empresário, mentor, conselheiro, professor, escritor, consultor há mais de 25 anos em importantes organizações como AmBev, Coca-cola, Duratex, Ford, Hospital Albert Einstein, Mercedes-Benz, Philips, Unilever, VOLVO.  Autor dos livros Liderando Equipes; Negocie Bem; Negociando em Qualquer Situação; entre outros, Administração de Marketing pela New York State University. Possui certificação Internacional em DHE® Design Human Engineering com Dr. Richard Bandler e Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Formação em Análise Transacional e Certificação em Coach pela ICC – International Coach Community. Especialista em Negociação, Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management.

 

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