Executivos conversando

COMO AVANÇAR NA CARREIRA COM INTELIGÊNCIA

“Descubra como avançar na carreira e equilibrar as competências técnicas e humanas para crescer profissionalmente. Aprenda estratégias práticas para desenvolver e avançar na carreira.”

Por: AJ Limão

Como avançar na carreira!

Por que, mesmo qualificado tecnicamente não consegue avançar na carreira? A resposta pode estar na ausência de competências humanas. Neste artigo, vamos explorar a importância do equilíbrio entre conhecimento técnico e habilidades interpessoais — e como isso impacta diretamente sua trajetória profissional.

Muito antes da Administração Científica das empresas, já se valorizava as competências humanas, em detrimento das competências técnicas. No início do século XX, um empresário e magnata americano, já afirmava com muita sabedoria:

“Pela habilidade para lidar com pessoas pagarei mais do que qualquer outra habilidade que se possa imaginar”

John D. Rockefeller

 Esse pensamento continua atual: saber se comunicar, liderar com empatia e colaborar com inteligência emocional são diferenciais para quem deseja avançar na carreira de forma consistente e sustentável.

O Que é Competência Técnica?

 

A competência técnica é o conjunto de conhecimentos e habilidades técnicas, adquiridos por meio da prática, experiência, graduação, pós-graduação, mestrado e especializações. Essa base é importante e qualifica as pessoas em uma empresa. E é essencial para conquistar posições de comando e se destacar em áreas específicas.

A competência técnica é acumulativa. Por exemplo: uma pessoa executando certa função, com o tempo adquire conhecimento suficiente, para coordenar as atividades relacionas ao trabalho, pela prática. Destaca-se naquela atividade, e é consultado pelos colegas, passa a ser uma referência na área. Se acrescentar conhecimentos teóricos técnicos, como cursos de qualificação e especialização, se tornará uma autoridade no assunto.

 

Exemplos de competência técnica:

      •  Domínio de ferramentas e processos da área;
      •  Capacidade de executar tarefas com precisão;
      •  Experiência acumulada em funções específicas.
      •  Conhecimento acadêmico e certificações;

 

O Que São Competências Humanas?

As competências humanas são aquelas que envolvem habilidade interpessoal, inteligência emocional, comunicação e adaptabilidade. Elas são fundamentais para manter posição de liderança profissional e no desenvolvimento da carreira.

Essa competência é desenvolvida e tem base na personalidade, passa por drives motivacionais. Por exemplo, se a pessoa é extrovertida (personalidade), quer estar com pessoas (drives), terá facilidade no desenvolvimento de soft skills (competência).

 

De acordo com estudo da Harvard Business Scholl, revelou que Competências Humanas, hoje é mais importante que nunca (Soft Skills Matter Now More Than Ever, According to New Research)Esse é o título do estudo, no Planejamento de Carreira. “Uma análise de mais de 1.000 ocupações e centenas de habilidades — capturando 70 milhões de transições de emprego — examinou a importância de habilidades fundamentais” Veja o texto da pesquisa.

 

 

                                             

Como desenvolver Competências Humanas e avançar na carreira

Outras competências humanas deverão ser desenvolvidas, como a flexibilidade mental (mindset), mudanças e inovação, lidar com conflito, motivação, persuasão (falar e ouvir), dar feedback corretivo, treinar, formar equipe, mobilizar para o resultado e tantas outras.

Características das competências humanas:

      •  Capacidade de formar e liderar equipes
      •  Flexibilidade mental e adaptabilidade
      •  Persuasão, empatia e escuta ativa
      •  Mobilização de pessoas para metas e projetos
      •  Inteligência emocional e gestão de conflitos

 

O Risco de focar apenas na Competência Técnica

Durante minha trajetória como executivo e consultor corporativo, conheci profissionais brilhantes tecnicamente, mas que estagnaram em suas posições por não saber lidar com pessoas. A falta de competência humana os impediu de se adaptar às novas gerações, às mudanças comportamentais e ao ambiente organizacional em constante transformação.

E o pior, é o sentimento de injustiça! Na oportunidade de promoção, mesmo que qualificado tecnicamente, vê a empresa buscar no mercado profissionais para ocupar a posição, que poderia ser sua.

 

Qual é a sua ‘tampa de crescimento, e que impede de avançar na carreira

Ou se quiser, qual é a sua limitação de competência. A falta de uma competência humana, mesmo com a mesma qualificação acadêmica e especialização do outro candidato, faz perder a oportunidade e avançar na carreira.

Culpa da empresa? Não! Ela precisava de uma pessoa pronta, naquele momento!

No filme, Jardim dos Girassóis, há uma cena que ilustra muito bem a questão das competências, onde o ator Rodrigo Lombardi, um executivo, perde a oportunidade de ser promovido, exatamente pela sua tampa de crescimento. Confira o trecho do filme entre 11 min a 14 min e 23 segundos. Veja o momento em que ocorre o impedimento de avançar na carreira.

 Essa é a frase predominante da cena. Clique na ilustração e acesse om filme no Youtube.

“Você é um grande gerente, mas para sentar nesta cadeira, precisa inspirar as pessoas!”

 

Como Crescer na Empresa?

Você já tentou identificar suas competências? Basta listar suas habilidades e inabilidades! Faça esse exercício por 3 minutos. Ao final, conte quantas conseguiu elencar. Esse simples desafio pode revelar muito sobre sua autopercepção e identificar as tampas de crescimento, para removê-las e avançar na carreira.

 

 Dica prática:

      • Pegue um papel sulfite em branco;
      • Separe em duas colunas: “Habilidades e Dificuldades”;
      • Seja honesto consigo mesmo e objetivo;
      • Relacione todas as características que puder lembrar;
      • Reflita sobre situações reais em que cada competência foi (ou não foi) aplicada

Comente abaixo: quantas competências técnicas e humanas, você conseguiu listar. Depois assista este vídeo.

Conclusão

A verdadeira evolução profissional exige mais do que conhecimento técnico. É preciso desenvolver competências humanas para liderar, inspirar e transformar. O equilíbrio entre essas duas competências é o que sustenta uma carreira sólida e adaptável às mudanças do mercado.

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Desejo sucesso a você!

 

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AJ Limão Ervilha

Empresário, professor, escritor, palestrante, consultor há mais de 25 anos em importantes organizações como AmBev, Coca-Cola, Duratex, Hospital Albert Einstein, Mercedes-Benz, Philips, Unilever, Volvo.

Autor dos livros: Liderando Equipes, Negocie Bem; Negociando em Qualquer Situação; entre outros.

Administração de Marketing pela New York State University. Possui certificação Internacional em DHE® Design Human  Engineering com Dr. Richard Bandler e Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Formação em Análise Transacional e Certificação em Coach pela ICC – International Coach Community. Especialista em Negociação, certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management.

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