Prime Elétrica
Ramo de atividade: Elétrico
Porte: Médio
Cidade / UF: São Paulo- SP
Background
A empresa necessitava de ampliar seu mercado de atuação e profissionalizar sua equipe de vendas.
Problema
Havia uma demanda crescente, a produção estava preparada para atender essa demanda, mas a área comercial não deslanchava.
Solução
Contratada a Consultoria de A.J. Limão por indicação no mercado, para um trabalho de reestruturação da área comercial e da metodologia de vendas.
1. Foi elaborado um Plano de Reestruturação da área Comercial;
2. Desenvolvido estudo de potencial de mercado e redesenhada as zonas de vendas e definida a força de vendas.
3. Áreas extensas e pouco trabalhadas foram eliminadas e contratados novos representantes para cobertura e penetração;
4. Redesenhada a equipe de vendas e avaliada a equipe existente;
5. Os representantes foram avaliados e substituídos em algumas regiões;
6. Traçado o novo perfil do Gerente Comercial, selecionado e contratado no mercado;
7. Áreas que não vendiam, foram colocados supervisores de vendas que durante um tempo, abriam clientes, até obter volume de faturamento e assim, colocado novos representantes.
8. Implantação de equipe auto-gerenciada. A área interna foi redimensionada, de 15 foi reduzida para 8 pessoas, melhorando seus ganhos. Eliminou-se postos de trabalhos onde as tarefas eram especializadas. Assim, todos passaram a fazer televendas receptivas, todos podiam emitir pedidos, conferir, faturar, arquivar… Em forma de rodízio de função. A supervisora nesse sistema foi dispensada e aproveitada em vendas externas.
Resultados
Reduziu-se a equipe de vendas de apoio interno e continuou a dar a mesma cobertura. O crescimento do faturamento foi absorvido pela nova equipe, que passaram a ganhar bônus pelo aumento de faturamento. Passou de 9ª. no mercado para o 4º. Lugar na participação de mercado.
Diferencial
Aplicação de metodologia científica para estudo de potencial de mercado, determinação da força de vendas para cobertura das áreas de vendas e penetração nesse mercado.