Ramo de atividade: Tecnologia bancária.
Porte: Grande
Cidade / UF: São Paulo – SP
Background
A empresa necessitava de um programa de desenvolvimento na área de serviços, que é de maior contingente e um dos pilares estratégicos do negócio. Discutiam-se diversas alternativas, procurando combinar com as mudanças internas que estavam fervilhando.
Problema
Havia procurado por diversas consultorias para adequar os conceitos e teorias com a prática necessária e realidade do corpo de gestores. A medida que desenhavam o programa, entenderam que necessitava envolver outras áreas no treinamento, para criar ressonâncias das competências. Também entenderam que não eram somente os líderes ao nível de Chefia, mas que deveriam envolver a Diretoria, Gerentes Executivos, Supervisores e Coordenadores. Precisavam de um programa único, abrangente e que fosse possível traduzir o mesmo conteúdo a todos os níveis hierárquicos, que compreendessem a liderança e a interação entre os diversos líderes.
Solução
A responsável por Treinamento e Desenvolvimento assistiu um curso aberto do consultor A.J.Limão: Liderando Equipes e identificou que a linguagem e metodologia seriam aplicáveis para aquele público, atendendo todos os níveis.
A partir de competências definidas pela organização e base do curso, foram montados os programas, com pequenas variações, porém com o mesmo conteúdo.
1. Tiveram a aplicação do ECG – Exame da Cultura Gerencial, para detectar a cultura do estilo de liderança predominante na organização.
2. Workshop sobre os estilos e identificação do melhor estilo para a Itautec.
3. Comparação da Cultura Gerencial com o segmento de tecnologia bancária.
4. Cenário de mudanças: Empresa, Liderança, Equipe e Resultados.
4. Programa Liderando Equipes para Otimizar Resultados.
5. Conteúdo: ferramentas e vivências.
6. Avaliação pós-treinamento.
Resultados
A mesma linguagem de liderança foi transmitida todos os níveis e as mesmas, as ferramentas de gestão, produzindo sinergia e produtividade. Foram treinados entre 2006 e 2008, cerca de 350 líderes. As metas de treinamento do RH a esses níveis foram cumpridas e será iniciado em 2009, um novo ciclo de treinamento desse público, com ferramentas de gestão. Pelos resultados O Diretor Geral, junto com a Diretoria de RH, definiram estender o treinamento para outros países, onde a Itautec tem negócios, na Europa e América Latina, em 2009.
Diferencial
Utilização dos instrumentos internos para compor o conteúdo do projeto: Avaliação de Desempenho e Quadro de Competências. Definição do papel do líder na transformação da cultura gerencial e do estilo de liderança.