Singer do Brasil

Singer do Brasil

Ramo de atividade: Máquinas de Costura
Porte: Grande
Cidade / UF: Campinas – SP

Background

O então presidente, procurou pelo Diretor Comercial e disse: “Como posso cumprir os compromisso financeiros da empresa – salários, matéria prima, energia… se a área Comercial não cumpre suas metas?” A resposta: “ É que o seu departamento Financeiro, protestou nosso principal cliente e simplesmente não vão comprar mais nossos produtos”. Resposta do presidente: “Como, vocês não se conversam? Vocês não se entendem?”.

Problema

A empresa funcionava com todos os seus departamentos isolados, cada um tinha metas específicas e que não eram em direção ao cliente. Cada titular focava o seu resultado técnico, não se importando com outras áreas e muito menos com o cliente. Era uma situação crítica que vinha crescendo ao longo dos últimos anos. Quanto mais se focavam as metas, menos se vendia e mais problemas causavam com o cliente.

Solução

A partir de trabalhos iniciais que foram feitos, por A.J. Limão de treinamento com vendedores e promotoras, Campanha de Incentivo de Vendas e depois com a implantação do Telemarketing, foi feito o convite para solucionar o problema. Foram criados:

1. Treinamentos ao Ar Livre para os Diretores e aplicados Diagnósticos de Sinergia Interdepartamental e com o Cliente.
2. Criado um comitê composto pelos diretores – Produção, Financeiro, Comercial e RH, que apadrinharam áreas trocadas.
3. Convidado os principais clientes para uma sessão de ouvir o cliente, participando a presidência, a diretoria e gerentes.
4. Desenvolveram-se programas de ação para eliminar os principais entraves.
5. Instaladas Equipes Interfuncionais e Grupos de Trabalho.
6. Criado Escritório de Excelência, para avaliação de todos os serviços internos de clientes.
7. Criado peça teatral para comunicar ao pessoal de chão de fábrica o Programa de Excelência Singer – PES.
8. Criado personagem e  “gibi” sobre o PES.
9. Material de comunicação: cartazes, faixas, panfletos.
10. Desenvolvidos Programas 5 S e de Treinamento de Excelência Pessoal e Profissional, envolvendo Gerentes, Supervisores de todas as áreas internas e de todo pessoal de Vendas e Atendimento.

Resultados

A empresa entrou em um processo de otimismo e passou a importar produtos eletroportáteis e eletrodomésticos e com a marca Singer, expandindo suas vendas em todo território nacional. Durante os dois anos de campanha, as vendas cresceram 2,5 vezes. A utilização do canal de vendas com novos produtos mostrou ser uma sinergia eficaz, a partir da marca SINGER.

Diferencial

Foram utilizados os funcionários para desenvolver todo o trabalho de criação da comunicação (personagem, slogan, frases) e da produção da peça teatral.

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