Você sabe o que é mentoria empresarial?

Você sabe o que é mentoria empresarial?

Existem muitas ações que podem apoiar profissionais e organizações de todos os portes em seus processos de desenvolvimento e crescimento. E até mesmo por essa grande variedade, muitas pessoas confundem processos e formas de atuação distintas como mentoria, consultoria empresarial, terapia e coaching por exemplo.

Você sabe o que é mentoria empresarial?

Mentoria é diferente de Coaching, que é diferente de Counselling, que é que é diferente de Terapia.

Fique atento: o Mentor não é Coach.

Por definição o Coach é uma pessoa com conhecimento adquirido por meio de anos de atuação em uma atividade específica. Ele possui know-how e por ser uma pessoa prática, tem como seu foco principal a busca por resultados.

Imagine um jogador de futebol como o Rogério Ceni, por exemplo, que após encerrar sua carreira, torna-se treinador de um time. Ele se transformou em um Coach, tem experiência prática como jogador vitorioso e conhece assim o caminho para chegar ao resultado final desejado: a conquista de campeonatos em sua área.

Na vida corporativa, o Coach é o gestor que conquistou esta posição pelo conhecimento técnico ou funcional e tem interesse na realização de metas. Este profissional geralmente treina, dá feedback e cobra resultados.

O Coach não é Mentor.

 Atualmente, com o crescimento da procura pelos processos de mentoria em empresas dos mais variados portes, tem sido observados muitos casos de Coaches que mesmo sem possuir experiência corporativa, atuam como Mentores, conselheiros e até mesmo terapeutas, inclusive dando conselhos, apontando críticas e aplicando terapia.

Por isso, antes de contratar um profissional sério que possua as competências e características necessárias para atuar com mentoria é muito importante conhecer as diferenças entre um Coach e um Mentor, que detalhamos neste artigo sobre o assunto; Coaching: cuidado com o modismo.

Mentor x Coach. Confira as diferenças.

O Mentor é uma referência que irá orientar e apresentar possibilidades e potenciais caminhos segundo a sua experiência. Ao contrário do Coach, ele não tem interesse/foco imediato no resultado, mas sim no crescimento pessoal e na performance como profissional do mentorado.

O objetivo de um bom Mentor é simples e nobre: desenvolver o melhor do profissional e o melhor para a empresa. Ele possui a experiência que o qualifica para a conquista deste objetivo pois “já viu muita água passar por baixo da ponte”.

Para maior efetividade da Mentoria, o Mentor deve ser escolhido pelo Mentorado.

Isso irá conferir isenção, legitimidade e credibilidade ao Mentor escolhido para fazer críticas e dar conselhos permitindo ainda a melhor recepção aos feedbacks e orientações recebidas pelo Mentorado que estará mais aberto e confiante com o Mentor.

Infelizmente, em muitos casos, durante o processo de implantação do Mentoring, o Mentor é designado pela diretoria ou pelo Gestor do RH da empresa. Este processo tira a legitimidade e efetividade da escolha, afinal o Mentorado precisa ter confiança e se sentir confortável com o profissional que irá identificar suas fraquezas, inseguranças, dificuldades e pontos a serem desenvolvidos, influindo diretamente em seus próximos passos seja em sua vida pessoal ou profissional.

Dessa forma, ao observar estes pontos levantados, é de suma importância que ao decidir implantar um processo de mentoria em sua empresa, a escolha do Mentor seja determinada pelo Mentorado como forma de possibilitar não só o maior aprofundamento nos processos de levantamento dos pontos a serem trabalhados, mas principalmente garantir a recepção de “mente aberta” por parte do mentorado e a maior efetividade de todo o processo de mentoria.

Faça a escolha certa e avalie a competência e os trabalhos desenvolvidos antes de decidir pelo Mentor ideal para você

 Um caminho seguro para que o profissional ou empresa faça a melhor escolha quanto ao Mentor que irá prestar o serviço de mentoria é conhecer os clientes/profissionais atendidos por ele e, o mais importante, conhecer os resultados que foram alcançados com o processo da mentoria.

Por isso, antes de contratar pesquise os cases de sucesso e agende uma primeira reunião com o Mentor para entender como essa parceria pode trazer resultados para você e para a sua empresa.

Suas competências foram desenvolvidas por meio da vivência no ambiente corporativo mais do que realizando cursos rápidos de aprimoramento. A experiência é o elemento indispensável para a constante melhora da performance, afinal justamente por saber fazer que ele desenvolve a técnica mais eficiente para a conquista dos resultados projetados.

 
AJ Limão Ervilha
Empresário, mentor, conselheiro, professor, escritor, consultor há mais de 25 anos em importantes organizações como AmBev, Coca-cola, Duratex, Ford, Hospital Albert Einstein, Mercedes-Benz, Philips, Unilever, VOLVO.  Autor dos livros Liderando Equipes; Negocie Bem; Negociando em Qualquer Situação; entre outros, Administração de Marketing pela New York State University. Possui certificação Internacional em DHE® Design Human Engineering com Dr. Richard Bandler e Programação Neurolingüística (PNL) com seu criador Dr. John Grinder. Formação em Análise Transacional e Certificação em Coach pela ICC – International Coach Community. Especialista em Negociação, Certificado pela SPSM® Senior Professional in Supply Management.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.