Volvo do Brasil

Ramo de atividade: Indústria montadora de caminhões pesados.
Porte: Grande
Cidade / UF: Curitiba – PR

Background

A Volvo sustenta seu negócio no tripé: Produto, Serviço e Atendimento. Produto e serviço até o ano de 1999 estavam bem estruturados.

Problema

O problema estava em atendimento gerado pelo distanciamento do pessoal da montadora com o das concessionárias. As interfaces eram os Representantes de Campo, porém não havia sensibilidade do pessoal interno, com os das concessionárias e ocasionava conflitos.

Solução

Foi designado um profissional interno, para desenvolver a solução. AJ.Limão, já havia atuado (como MTI) desde 1994 com treinamentos de Técnicas de Vendas e Negociação. Indicado para o trabalho iniciou um estudo de 200 horas e desenhou o que seria o Plano de Eficiência Operacional, para sustentar a base que estava com problemas e que ocasionava conflitos no atendimento. O PEO focalizou pessoas e foram aplicados Diagnósticos primeiro o ESO – Exame da Sinergia Organizacional nos dois públicos da área comercial (montadora e concessionária). Depois, aplicado nos departamentos, o DAC – Distanciamento do Atendimento ao Cliente. Em seguida aplicado o DICA – Diagnóstico de Competências e Atitudes (montado a partir das competências exigidas pela montadora), nos colaboradores da área comercial (Diretores, Gerentes, Supervisores, (montadora e concessionárias), Vendedores e Pós-venda (concessionárias). Lançado na Convenção de Vendas do ano 2000, a partir de uma grande pesquisa junto ao público-alvo, foram montados treinamentos sob medida: O NOVO PAPEL GERENCIAL VOLVO (2000); GERENCIAMENTO DE CARTEIRA DE CLIENTES (2000); OFENSIVA EM VENDAS (2000 a 2004); PROGRESSIVA EM VENDAS (2004 a 2005). O programa abrangeu toda a América Latina.

Resultados

A Volvo em 2002, passou a ser a líder de mercado de caminhões pesados e ganhou a maior nota na pesquisa de Excelência no Atendimento ao Cliente, do segmento de caminhões pesados.

Diferencial

Aplicação de diagnósticos especialmente criados por A.J. Limão para a empresa, a partir das competências para o Profissional Volvo do 3o. Milênio.

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